VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

002 - Histórias de Natécio - Memória varzealegrense

FONO... O QUÊ?


Seu Natércio, meu avô, apesar de ter freqüentado pouco a chamada escola formal, era muito sábio e sempre valorizou muito o estudo. Fez o possível e o impossível para que seus filhos pudessem ter oportunidades de estudar. 

Durante toda a vida acolheu em sua casa, filhos de amigos da zona rural e afilhados que queriam continuar a formação na cidade. Vibrava muito a cada conquista de seus rebentos, agregados, sobrinhos e netos. 

Quando soube que passei no vestibular para Fonoaudiologia, anotou o nome do curso em um papel e guardou no bolso da camisa. 

Naquele tempo a Fonoaudiologia ainda não era muito conhecida e até mesmo o nome soava estranho e era difícil de ser pronunciado pela maioria das pessoas. 

A cada amigo que encontrava, vovô informava orgulhoso que o eu tinha passado no vestibular. Quando perguntado em quê o neto tinha passado mesmo, Vovô Natércio sacava o papelzinho do bolso e mostrava satisfeito, dizendo:

-Foi neste curso aqui. Parece que é um tipo de “doutor” que ensina a falar até este nome!

Colaboração de Alex Josberto Andrade Sampaio
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário