VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 24 de agosto de 2013

049 - Nossas Histórias - Memória Varzealegrense


786 - PARQUE DA FESTA DE AGOSTO


Agosto sempre foi um período especial na vida dos varzealegrenses de todas a idades. Entre os dias 21 e 31, festejam o padroeiro São Raimundo Nonato, vivendo momentos de muita devoção e alegria. As crianças, desde os primeiros dias do mês,  esperam ansiosamente pela chegada do parque de diversões à cidade do centro-sul cearense.  

Certa vez, na década de 1980, no início da animada daFesta de Agosto, no Sanharol, localidade próxima a zona urbana de Várzea Alegre, os filhos de Maria Cavalcante insistiam:

- Mãe, dê dinheiro pra nos ir na rua rodá no parque…

A modesta mãe, com poucos recursos, sem poder atender aos pedidos dos filhos, entregou um pequeno caderno comumente usado para anotar as compras à crédito no comércio e disse:

- Minino, taqui a caderneta da budega de Luiz Silvino. Se o dono do parque aceitá fiado e anotá na caderneta pode rodá as nove noite de festa...

Fonte: Pedra de Clarianã - Flávio Cavalcante
Colaboração: Raimundo Cavalcante de Morais (NUNA)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário