VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Causo & Causo - Memória Varzealegrense

SÃO JOÃO NA VAZANTE - Por Edmilson Martins


Dedicado ao amigo Valdefrance Correia

23 de Junho de 1964, véspera de São João, era a grande noite! Depois da exibição do filme no Cine Odeon, todos nós, parentes e amigos íamos para a Vazante onde uma grande fogueira estava nos esperando em frente a casa de Dona Isaura, minha sogra.

Como era costume, nós nos sentávamos ao redor da fogueira e fazíamos as mais variadas brincadeiras como a do anel, da faca na bananeira para saber a sorte, as adivinhações, os causos, etc. Enquanto isso,  alguém estava assando batatas, milho verde ou servindo pamonha, canjica, pão de arroz, pé-de-moleque etc.

Nesse dia resolvi fazer algo diferente. No auge das brincadeiras enquanto todos riam e se divertiam, me levantei e propus o seguinte: Que tal uma brincadeira nova? É o seguinte: Todos nós vamos imitar um bicho, eu vou dizer no ouvido de cada um o bicho que vai imitar, quando eu disser, um...dois...três e JÁ, todos ao mesmo tempo imitarão o bicho que eu disse e veremos a confusão que vai dar.

Cochichei no ouvido de cada um: Quando eu disser Já!... Você fica calado, não imita nada. Fiz isso com todos,  menos com Vardefrance, cheguei no ouvido dele e disse, você vai imitar um jumento, mas capricha cara, que é pra ficar bem legal, tá?

Lá Vai!!!... Um...,  Dois..., Três... e  JÁ!!!... Aí Valdefrance encheu os pulmões e soltou um dos mais sonoros rinchos de jumento de que se teve noticias. Enquanto todos morriam de rir, ele se virou, meio desconfiado, e perguntou: “Vocês não vão imitar os bichos de vocês não?”

                                                                                          Edmilson Martins

2 comentários:

  1. Lendo o excelente causo de Edmilson, me lembrei de um complemento desse causo contado por cascudo.
    Disse que depois da gozação que fizeram com Waldefrence, ele foi se queixar a tia Izaura, dizendo que Edmilsonn tinha feito ele passar vergonha.
    Tia Izaura respondeu que aquilo tinha sido apenas uma brincadeira.
    Waldefrance respondeu:
    - É mas Edmilson mandou eu arremedar um jegue, aí eu dei três coices, Três Rinchada e três peidos, Aí as moças escutaram e eu fiquei com vergonha

    ResponderExcluir
  2. O detalhe fica por conta de Raimundinho.

    ResponderExcluir