VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A herança de São Raimundo Nonato

Trechos do livro "Balbina Menezes Diniz - 80 Anos de Histórias Bem Vividas" da autoria de Maria Eunice Diniz Moreno

Homenageando a História da Festa de São Raimundo Nonato em Várzea Alegre, escrito de uma maneira simples e resumida.
 
Diferente do que se pensa, muitas pessoas não conhecem a história e é comum  confundirem São Raimundo com Papai Raimundo, entre outros tantos exemplos!

Esses trechos servem como iniciativa para o Memória Varzealegrense, através de seus colaboradores e leitores, completarem com mais informações ou correções que forem necessárias!

Colaboração de Maria Eunice Diniz



3 comentários:

  1. Peço permissão para transcrever algumas informações sobre o tema:


    01 - O patrimônio de São Raimundo compunha-se de 400 braças quadradas de terra à partir da igreja doadas pelo Major Joaquim Alves, sua esposa e outros amigos por ocasião da criação da paróquia em 30.11.1863 pela lei 1.076 emanada de Dom Antonio dos Santos o primeiro bispo do Ceara.

    02 - O bispo do Crato Dom Quintino de Oliveira e Silva orientou Padre Lima, Vigário da época da negociação, a vender todo o patrimônio e investir os recursos, entre outros fins, em ações do Banco do Cariri fundado pela Diocese e a primeira instituição financeira do interior do estado, hoje Bic-banco pertencente a Familia Bezerra.

    03 - A venda do patrimônio de São Raimundo a Dirceu Pimpim causou grande revolta numa população genoinamente catolica apostolica romana.

    04 - Manuel Antonio do sitio Varzinha protestou com uns versos, 30 ao todo, intitulados: "Verso da venda do patrimonio" - uma preciosidade resgatada no Blog do Sanharol.

    Vejam as duas primeiras estrofes:

    Nosso mundo está perdido
    Valei-me meu Santo Antonio
    Se assim acontecer
    Fica o lugar tristonho
    O tempo tudo descobre
    São Raimundo fica pobre
    Se vender o patrimônio.

    Nosso mundo está perdido
    Só por causa do dinheiro
    Os homens que se ordenam
    São os mais interesseiros
    Já querem tomar a pulso
    Querem deixar sem recurso
    Nosso Santo Padroeiro.

    05 - Como consequência da venda do patrimônio a Dirceu Pimpim surgiu o primeiro foco de protestante no municipio com as familias Gino, Aniceto e Camilo do sitio Vacaria.

    06 - A polêmica da troca da imagem dos Santos, conhecida mundialmente, não foi com São Brás e sim com Santo Ambrósio que está, hoje em dia, ao lado de São Raimundo no altar-mor da igreja matriz.

    07 - Mandato do Padre José Alves de Lima - 1918 a 1923, neste período o patrimônio foi vendido.

    08 - 10 anos depois, 1928 a 1932 no mandato do Padre José Ferreira Nobre foi demolida a igreja antiga e construído o templo atual.

    ResponderExcluir
  2. Na historia da origem dos municípios, religião e política andam juntas. A sua criação vêm bem próximas uma da outra. Em Várzea-Alegre não foi diferente. A paróquia de São Raimundo Nonato foi criada em 30.11.1863 pela lei 1.076 emanada de Dom Antonio dos Santos primeiro Bispo do Ceara. O patrimônio da igreja contava com 400 braças quadradas de terra doadas pelo Major Joaquim Alves Bezerra, sua esposa e outros amigos. Seu primeiro Vigário foi Padre Benedito de Souza Rego, das famílias Morais Rego dos Inhamuns.

    Abaixo relacionamos os vigários e os períodos de cada um deles na Paróquia de São Raimundo Nonato em Várzea-Alegre:

    1864 a 1875 = Padre Benedito de Souza Rego.
    1875 a 1878 = Padre Vicente Ferrer Pontes Pereira.
    1878 a 1883 = Padre José Alves Bezerra.
    1885 a 1904 = Padre Joaquim Manuel Sampaio.
    1904 a 1917 = Padre José Gonçalves Fereira.
    1918 a 1923 = Padre José Alves de Lima.
    1923 a 1928 = Padre Raimundo Monteiro Dias.
    1928 a 1932 = Padre José Ferreira Lobo.
    1932 a 1969 = Padre José Otavio de Aia ndrade.
    De 1969 até os nossos dias o Paagem do ddre José Mota Mendes.

    Fonte: Blog Memória Varzealegrense postagem de quarta-feira, 14 de abril de 2010

    ResponderExcluir
  3. O Cruzeiros que ainda hoje existe no Beco do Zè Bitu era o local escolhido pelas Missões para ser construida a Igreja matriz, porém, atendendo ao pedido de Maria Teresa de Jesus, os filhos a edificaram no atual local, onde era a casa de papai Raimundo.

    ResponderExcluir