VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Homenagem a Vicente Primo - Por Nair e Tania Primo.

Vicente Primo nasceu no dia 10 de maio de 1902, na cidade de Várzea Alegre-CE. 

Foi casado com D. Irene de Carvalho Primo. Era usineiro, sempre viveu do comércio, foi dono de várias casas comerciais.

Ingressou na política pelo antigo partido UDN. Hospedava em sua casa vários políticos amigos, como Virgílio Távora, Paulo Sarazate, Faustino de Albuquerque e teve a honra de receber o patrono da Aviação Brigadeiro Eduardo Gomes. Foi candidato a prefeito dessa cidade, mas como a contagem de votos foi feita em Lavras da Mangabeira com muito roubo, perdeu para o partido oposto. 

Nossa casa foi benta pelo Padre OTÁVIO, ficando com o nome de Vila Primo. Creio que ainda existe gente que o conheceu.
Sou Nair Primo e sinto o maior orgulho de ser filha dessa figura que tudo que conquistou foi com honestidade e seu trabalho. Nunca dependeu de emprego político. 

O mesmo aconteceu com os filhos. Que São Raimundo abençõe essa cidade maravilhosa a qual me trás grandes recordações.
Saudades meu pai!!!!
  
Nair Primo

2 comentários:

  1. É verdade. Vicente Primo fez um trabalho antecipado de qualificação de eleitores que lhe assegurava uma tranquila vitoria.

    A apuração começou em Várzea-Alegre, e, Vicente Primo botou uma grande dianteira. Os correias forçaram a justiça suspender os trabalhos de apuração e levaram o restante das urnas para Lavras de mangabeira. Lá Vicente Primo foi roubado e Adegildes Correia eleito prefeito.

    ResponderExcluir
  2. OI Antônio.tudo bem?? você conheceu meu avô? me passa seus contatos para conversarmos mais sobre o assunto, pode ser? minha mãe está interessada em conhecê-lo ok??

    Obrigada,
    Tânia Primo

    ResponderExcluir