VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

012 - Dalmir Freitas - Histórias de Varzealegrenses

Judas Iscariotes


Os costumes que a gente nunca se acostuma. Na minha infância em Várzea Alegre no sábado de aleluia eu pulava da rede muito sedo e nem tomava café, corria pra praça principal, hoje praça dos motoristas, eu tinha certeza que ali se encontrava pendurado pelo pescoço o JUDAS ISCARIOTES para sua malhação. 

A ornamentação da praça era feita de mudas de bananeira, milho e outras plantas encontradas nos arredores da cidade, ficava uma coisa bem sugestiva, pois o varzealegrense toda vida foi criativo. 

Em Várzea Alegre a gente tinha uma maneira especial de malhar o judas, uma hora antes o CINE ODEON entrava no ar com músicas fúnebres e ali começava o testamento. 

Neste testamento o locutor do CINE ODEON, de maneira muito bem humorada lia o que JUDAS tinha deixado para a pessoas influentes na terra, não vou falar nomes, pois apesar de ser feito com muito bom humor e eles adoravam, são pessoas já falecidas que não quero citar, mas era mais ou menos assim, pra fulano de tal, que gosta de namorar vou deixar....., etc e etc.

Durante a leitura do testamento começavam a chegar os atiradores de elite que iam derrubar o judas, vou ver se me lembro de alguns, Chico Mundeiro, Natércio, André Batista, Neném Justino, Vicente Cesário, etc, tudo de revolver e rifles na mão e começava a atirar, meus amigos, em plena praça pública até a derrubada do judas que quando caia no chão a turma pegava e estraçalhava. 

Durante um mês ou mais o boato se espalhava na cidade,"fulano,quem derrubou o judas",resposta,"eu acho que foi Vicente Cesário", e "não mulher,foi Chico Mundeiro",e assim por diante, e o derrubador era bem paparicado.

No primeiro ano morando na cidade do Crato, vou assistir a malhação do judas, chegando lá encontro uma multidão,muita animação, mais eu sentia falta do depoimento do CINE ODEON, era num local muito afastado, cadê as mudas das plantas, cade os atiradores de elite e fiquei aguardando os acontecimentos.

Na hora "H" da malhação chega o carrasco e assente um pavio de uma bomba que está na cabeça do boneco e quando ela explode foi pedaço de judas pra todo lado. Criança é engraçado, eu queria era bala, CINE ODEON, e testamento.

Dalmir.

2 comentários:

  1. Muita boa Dalmir. Mas é bom lembrar que entre os atiradores de elite, tinha o Sr. Abel Dominguês que por várias vezes derrubou o judas. Muito bom também o testamento feito em quadras rimadas.
    Abraço lá de Nós.
    Raimundinho Piau.

    ResponderExcluir
  2. Também sinto saudades Dalmir. Eu era o locutor do Cine Odeon.
    Edmilson Martins

    ResponderExcluir