VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

012 - Dalmir Freitas - Histórias de Varzealegrense

Em Várzea Alegre a gente tinha cada alegria que pra explicar não é fácil, pois qualquer esforço que você faça anda longe da emoção que você sentiu, e estou falando da nossa tradicional BANDA DE MÚSICA, nesta época sob a direção de Mestre Antonio.

A salva era a principal atração religiosa da Festa de São Raimundo, todos os componente da BANDA perto do meio dia se encontravam na casa do MAESTRO, ali de lado da casa do tio JOCEL, vejam só, a gente sabia o endereço de cada componente da BANDA, aliás quase todos moravam ali perto da igreja de São Vicente, e outros na própria rua de São Vicente.

O desgosto do morador de Várzea Alegre era o instrumental da BANDA, totalmente defasado e alguns instrumentos colados com cera, alguns conterrâneos e o pessoal de uma cidade vizinha fazia gozação dizendo que nossa banda não podia se apresentar no sol, pois a cera derretia, eu não sei quem ficava mais chateado,os componentes da banda ou o varzealegrense que não merecia isto,pois a terrinha tinha bons políticos.

Eu estava sentado com um amigo la na praça no centro, e só passando carro e gente pra um determinado local, era mais ou menos 11.00h, corremos pra ver de que se tratava, meus amigos quando a gente chega, encontro Mestre Antonio e sua turma com uma banda, os instrumentos todos niquelados, e o discursos do político me deixou todo arrepiado, já era 12.00h, exatamente na hora da salva e mesmo não sendo na época da festa ele falou: "TOQUEM, PODEM TOCAR SEM MEDO QUE EU GARANTO QUE NEM UM INSTRUMENTO VAI DERRETER", pronto Várzea Alegre tinha uma BANDA com instrumentos novos em folha.

Era uma alegria muito grande,pra todos nós!
Dalmir.

2 comentários:

  1. Eu também vibrava quando ouvia a banda de mestre Antônio tocando aqueles dobrados maravilhosos, só tinha pena de Prejo que tocava piston, usava chapa e a meninada, talvez incetivada por João Cassundé,
    ia chupar limão na frente dele, o que era uma grande malvadesa
    (professoredmilson@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Eu também vibrava quando ouvia a banda de mestre Antônio tocando aqueles dobrados maravilhosos, só tinha pena de Prejo que tocava piston, usava chapa e a meninada, talvez incetivada por João Cassundé,
    ia chupar limão na frente dele, o que era uma grande malvadesa
    (professoredmilson@ig.com.br)

    ResponderExcluir