VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 2 de março de 2013

CAUSO LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.


A SENTENÇA DE SÃO BRAZ

Os católicos da terra do arroz passaram muitos anos adorando São Braz, pensando se tratar de São Raimundo Nonato, padroeiro da cidade. Este engano serviu até de inspiração para um dos contrastes de Várzea Alegre.
Com a chegada de um padre novato foi reconhecido o engano, causando uma revolta nos fiéis do padroeiro. Depois que a notícia espalhou-se São Braz ficou
mais antipatizado do que parlamentar que recebeu o mensalão.
Um grupo de católicos se dirigiu a casa paroquial para falar com o novo vigário,
a fim de que ele tomasse uma providência para dar um fim no santo intrometido
e que providenciasse imediatamente um verdadeiro São Raimundo.
O líder do grupo chegou para o vigário falando:
- Seu vigário. Esse tal de São Braz enganou a nossa boa fé, furtou as nossas orações, fez pouco das nossas promessas e ainda surrupiou as nossas esmolas. Vai ser preciso dar um corretivo nele e botar um  São Raimundo no lugar.
O vigário muito sereno respondeu:
- Calma meu filho! Eu vou providenciar o verdadeiro padroeiro e transferir as orações de vocês junto com o Senhor bispo no dia da benção. Mas São Braz
pode  ficar, porque numa igreja pode ter vários santos.
Os fiéis saíram sem gostar nem um pouco da proposta do novo vigário e foram logo tratando de desenvolver uma maneira de resgatar o santo impostor para castigá-lo.
No dia da chegada do padroeiro verdadeiro, a cidade fez uma festa, e como havia sido combinado, o bispo do Crato veio para benzer a imagem. O Senhor bispo estava preparando o cerimonial, quando chegou o grupo de revoltosos e pediu para falar com ele, O bispo mandou que entrasse e o líder foi logo beijando a mão dele e dizendo:
- Senhor  bispo. Nós estamos aqui em comissão para pedir ao Senhor que deixe nós levar esse santo que tava no lugar do nosso, para botar na capela do Socorro, que não tem nenhum. O bispo concordou sem saber a intenção daqueles justiceiros. Eles saíram todos à cavalos de frente da igreja, já levando o santo impostor na lua da cela do líder do grupo, que já ia dando cocorote e dizendo:
- Caba atrevido!
Quando chegaram no sítio Brejo, julgaram e condenaram sumariamente o pobre santo a pena de morte por apedrejamento, pelo crime de falsidade ideológica. Quebraram o condenado em mais de vinte pedaços e jogaram no açude.
Depois do CUMPRA-SE,  um dos executores olhou para as borbulhas na água e disse:
- Tu tá vendo Braz? Isso daí é pra tu nunca mais querer passar Raimundão pra trás.
 
Um ano depois o bispo voltou à Várzea Alegre e comunicou aos fiéis que o santo que estava como São Raimundo era o Santo Ambrósio.
O mesmo grupo da execução dirigiu-se ao bispo e pediram para falar com ele.
O bispo mandou que entrassem e o líder foi logo beijando a mão dele e falando:
- Senhor bispo nós estamos aqui em comissão para pedir perdão pelo pecado que cometemos.
- E qual foi o pecado filho?
- Nós queríamos castigar São Braz e matamos foi Santo Ambrósio. O Senhor bispo perdoa nós.
Filho. O pecado de vocês foi muito grave, mas eu posso transformar a pena em multa se vocês trouxerem 30 quartas de arroz para o padroeiro.
Dizia os mais velhos que o grupo foi perdoado mas ninguém sabia dizer se São Raimundo comeu aquele arroz sozinho.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário