VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 5 de março de 2013

VERSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

SECA  NO  SERTÃO.

Seu Doutor eu tou chorando
Com lágrimas de um roceiro,
Acabou-se fevereiro
E março tá começando.
Dezenove tá chegando
E tá desse jeito o chão,
É essa a situação
Que tou mostrando ao Senhor.
CASTIGO  DE  AGRICULTOR
É  A  SECA  NO  SERTÃO.

Desça do carro importado
Venha ver de perto a fome,
Eu não he disse meu nome
Mas me chamo Zé Conrado.
Veja como está meu gado
Sem encontrar mais ração,
Sem levantar mais do chão,
Não faz pena Seu Doutor?
CASTIGO  DE  AGRICULTOR
É  A  SECA  NO  SERTÃO.

A mulher vive a chorar
Sem ter nada na panela,
Mas hoje eu disse pra ela
Que a solução é rezar.
Se o a chuva não chegar
Nós vamos ao Maranhão,
No primeiro caminhão
Que passar no Mirador.
CASTIGO  DE  AGRICULTOR
É  A  SECA  NO  SERTÃO.

Mas se São Pedro ajudar
Me mandando uma chuvinha,
Pra molhar minha terrinha
Eu juro que vou ficar.
Vou até me ajoelhar
Pra fazer uma oração,
Em forma de gratidão
Para pagar o favor.
CASTIGO  DE  AGRICULTOR
É  A  SECA  DO  SERTÃO.

Já mandaram eu roubar santo
Para ver se faz chover,
Mas isso não vou fazer
Porque eu não me garanto.
Deixo o santo no seu canto
Pra não haver maldição,
Sou pobre, mas não ladrão
Não vou perder meu valor.
CASTIGO  DE  AGRICULTOR
É  A  SECA  DO  SERTÃO.

Saquear não é direito
Porque vai de encontro a lei.
Eu até aconselhei
Conversar com o prefeito.
Acho até difícil um jeito
De encontrar solução,
Mas eu não vejo razão
De virar saqueador.
CASTIGO  DE  AGRICULTOR
É  A  SECA  NO  SERTÃO.

Mundim do Vale.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário