VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 5 de março de 2013

CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

VAI  VIRAR  UM  CINE  ODEON.

Manoel de Pedro do Sapo, tinha uma propriedade na Lagoa do Arroz, onde além de cocos, atas e caju, tinha ainda seis pés de cajaranas. Manoel muito generoso deixava que o pessoal tirassem as cajaranas, desde que não fossem derrubadas com varas e nem pedras, para não atingir as verdes.
Um dia e outro não, eu ia com Taveirinha e colhia uma cesta de cajaranas, Taveirinha subia e eu ficava embaixo com a cesta. Ele amarrava a penca num cordão e descia, eu desamarrava e eu devolvia o cordão pra ele. Nós já estávamos tão simpatizados pelo proprietário, que ele ainda dava um coco pra cada um.
Um dia nós estávamos tirando as cajaranas, quando chegou uma senhora da rua do São Vicente, acompanhada de uma garota que aparentava ter quinze anos.
Eu avisei das exigências do proprietário e elas concordaram. A tia olhou para sobrinha e ordenou:
- Lurdinha. Tu qui é mais nova sobe, qui eu fico ajuntando.
A mocinha, que usava vestido, Escalou a árvore pulando de galha em galha, que mais parecia um macaco. Chegou numas galhas onde tinha mais cajaranas, botou um pé numa galha e o outro noutra e ficou tentando pegar umas pencas.
Admirado com a agilidade da garota, eu resolvi dar uma olhada despretensiosa, na hora que eu olhei pra cima, a tia da garota aproximou-se de mim e gritou:
- Lurdinha !
- Quié tia?
- Desça já daí.
- Mais tia, agora é qui eu começar a tirar.
- Desça logo. Você num tá vendo qui o minino tá danado oiando pra riba não?
- E o que qui tem? Eu num tou sem calça.
A Zoada da tia atraiu outros meninos que estavam em outros pés de cajaranas. Chegando lá eles também olharam pra cima, para ver o que era que estava acontecendo.
E a tia insistia:
- Muié. Desça logo daí, qui já ta chei de minino oiando pra tu.
- E eu cum isso?
- Mais miá fia, nessa pusição qui tu tá, dá pra ver inté o coração. Tu quer qui o pé de cajarana de Mané do Sapo vire um Cine Odeon.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário