VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 7 de março de 2013

MANDEI POR ELE AÍ - Por Mundim do Vale.

MANDEI  POR  ELE  AÍ.

Antônio de Pedro Preto, Chagas Chibata, Leoní Proto e Tracízio Araripe. Eram amigos de bebidas.
Uma vez Leoní ganhou uma quantia no jogo do bicho e Chagas Chibata pediu um dinheiro emprestado, para ser pago na semana seguinte. Leoní emprestou e no dia do pagamento Chagas não apareceu. O credor procurava o devedor, mas ninguém dava notícias.
Quando já estava com três meses, antônio de Pedro Preto adoeceu e não resistindo as lesões do fígado, foi a óbito.
No dia do velório os colega de bebidas estavam presentes faltando apenas Chagas.
Leoní num pé e outro sempre pensando:
- Eu sei que Chagas aparece, que ele não vai fazer uma desfeita dessa com o finado.
Quando já estava perto da hora do sepultamento, Chagas chegou mais desconfiado do que namorado de vendedora da Avon. Olhou para o finado, deu os pêsames para a família e nada de falar com Leoní.
O credor aproximou-se do devedor, colocou a mão no ombro e falou:
- Chagas. Cadê aquele negócio? Já tá com três meses e nada.
- Ôxenti omi ! E eu num mandei derna de oitubro.
- E você mandou por quem?
Chagas apontou para o defunto e disse:
- Eu mandei por ele aí. Ele num intregou não?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário