VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 21 de março de 2013

CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

BEZERRO  DESMAMADO

No  ano  de  1.967,  eu  voltava   das  farras  com  meu  amigo  Taveirinha  e  já passando  da   meia  noite  a   fome  apertou.  Como  não   tinha  mais  nenhum
restaurante  aberto aquela hora eu perguntei pra Taveira:
- E agora o é que nós vamos fazer para lanchar?
- Vamos tirar uns cocos lá no jardim da casa de Dr. Osvaldo.
Quando  nós  chegamos  no  jardim,  respeite  o susto. Tinha um pastor alemão
amarrado  no tronco do coqueiro. Passado o susto  nós fomos  para a praça da igreja. Taveira olhou na direção do curral do Sr. Dirceu e falou:
- Já sei, vamos quebrar o jejum com leite da vaca do véi Diceu.
 Descemos para o  curral  já  levando uma lata de ervilhas vazia. A vaca apesar de muito mansa não  quis  soltar o leite. Foi quando me lembrei e falei  para o meu amigo, que a vaca só solta o  leite se estiver com o seu bezerro arreado. Como o bezerro era apartado em outro local foi mais uma frustração.
Meu amigo pensou  um pouco e disse:
- Apois pode me  arrear que ela solta o leite.
Eu peguei uma corda que tinha na cerca e  arreei  Taveira  do  pescoço para  a perna  da  vaca,  já  com  a  latinha  na mão. Meu amigo deu duas amojadas no ubre da vaca e para minha surpresa, ela  começou  a  soltar o leite. Enquanto a vaca  passava o rabo sujo na cara de  Taveira  eu tomava o leite que era quase só espuma.
Foi quando Taveira gritou assustando a vaca:
- Ei Raimundim! O bizerrim aqui vai ficar dirmamado mermo?
Com o grito a  vaca desconfiou que  estava   sendo  enganada,  virou o focinho, lambeu a cara do meu amigo para confirmar o estelionato, depois jogou os dois pés derrubando meu amigo e a lata de leite que eu estava reservando para ele.
Depois dessa, o jeito  foi esperar o dia amanhecer para tomar leite com tapioca
No café de  Mariinha  de  Pedro  Preto.  Onde tinha o melhor lanche da terra do arroz,
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário