VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 7 de março de 2013

CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.


SOLTANDO  O  CARRETEL

Para a Exibição dos filmes no Cine Odeon, Edmilson Martins sempre precisava da ajuda de um auxiliar para girar o carretel do filme.Como o auxiliar não pagava ingresso, o operador alternava os ajudantes, que eram; Waldefrance Correia, Joemilton Martins, Francivaldo Martins, eu e Assis Félix.
No dia da exibição de um filme censurado para menores, o escalado era Waldefrance que já era maior de idade.
No dia da exibição de uma comédia italiana de nome “ Pobres porém formosas “ Waldefrance foi o escalado. O trabalho era um tanto complicado porque se o carretel saísse do lugar, demandava um certo tempo para o operador recompor. E durante aquele tempo, o  público ficava assoviando e dizendo palavrões.
Pois naquela noite foi só o que deu.
Waldefrance muito empolgado com o filme e tremendo bastante, SOLTOU  O  CARRETEL.
Como o cine estava lotado a bagunça lá embaixo foi geral. Enquanto Edmilson tentava corrigir o problema, o ajudante desceu com uma lanterna na mão e um cadeado na outra. Quando chegou mais-ou-menos no meio, tinha um grupo assoviando o sapinho. Ele focou a lanterna na direção e foi mesmo na cara de Diassis Aquino. Com a surpresa dos dois ao mesmo tempo, Waldefrance foi logo falando aborrecido:
- Mas Diassis. Você um rapaz tão educado. E não ter educação !
Depois de ter tomado uma vaia do público, Waldefrance foi subindo mais zangado do que rato dentro de garrafa. Naquele momento, Luís de Cícero Inácio jogou um picolé nas costas dele. Se Waldefrance soubesse hoje que foi Luís que jogou aquele picolé, era capaz dele enfartar.
Mas sem saber, o auxiliar voltou para o lugar que estava antes e perguntou:
- Quem foi o engraçadinho que fez isso?
Lá de baixo uma voz bem tímida respondeu:
- Foi eu.
- Eu quem?
- Eu ! Porra !
- Pois venha até aqui.
- É o que vai !
Edmilson tentando evitar um problema maior, ascendeu as luzes do salão e mandou seu ajudante subir.
Vejam a ironia do destino nesse causo. Alguns meses depois, Diassis, Zé Clementino e Murilo Teixeira, arrendaram o cinema  a Luís Proto e Diassis passou a ser patrão de Waldefrance.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário