VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 27 de março de 2013

CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

DOSE  DUPLA

Meus   irmãos  Marcos  e  Ricardo, o  primeiro  com  sete  anos  e o segundo  com  seis, além da  grande semelhança, tinham a mesma
altura.  Uma  vez  eles  contraíram aquelas doenças de crianças e a minha  mãe  consultou  o  Dr. José Iran  Costa  que  prescreveu  um medicamento injetável para os dois.
Para  aplicar  veio  Seu Nelinho que conhecia os dois, mas já estava com  a  visão  desgastada. Os  meninos já  foram ficando um pouco desconfiados,  Marcos  que  era  mais  esperto  tratou  logo  de fugir enquanto o enfermeiro  desinfetava  a  seringa. Quando  terminou o seu trabalho, Seu  Nelinho foi até Ricardo e começou a fazer aquele ritual  de  tortura  expulsando aquelas duas gotinhas da siringa.( Que pra mim maltrata mais do que a picada ) Em  seguida  aplicou  a injeção e Ricardo foi chorar em outro cômodo da casa.
Seu  Nelinho  preparou  o  material  para a segunda injeção e saiu a procura  de  Marcos  que  já  devia  tá do Sanharol pra lá, como não encontrou o menino foi voltando quando viu Ricardo chorando falou:
- Deixe  de  ser  mole,  cabra   frouxo!  O outro já tomou a dele e nem chorou,  já   ganhou  foi  o  mundo.  
Fez  o mesmo ritual e aplicou a injeção em Ricardo no mesmo braço.
Depois  dessa,  toda  vez  que  Ricardo via  Seu  Nelinho apontar na esquina, com aquela maletinha de metal, corria gritando:
- NÃO. DE NOVO, NÃO!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário