VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 23 de março de 2013

002 - Do Tempo do Bumba! - Memória Varzealegrense

A  FÉ  E  A  DESORDEM - Por Mundim do Vale

No ano de 1953, foi feito um pequeno sensoriamento em Várzea Alegre-Ceará e tinha 86 por cento de católicos. Nos 14 restantes tinha evangélicos e alguns que não era uma coisa e nem outra, por falta de educação religiosa.
As missas do domingo na igreja matriz eram lotadas, ficava gente até nas calçadas.
Numa dessas missa dominical, aconteceu o que para o nosso vigário Padre José de Otávio, foi  a maior agressão aos princípios religiosos.
Na hora da missa o cachaceiro Genésio Faísca passava com um colega de cachaça perto da igreja e tinha um sapo cururu próximo. Genésio falou para o outro irresponsável:
- Eu vou jogar esse cururu lá dento da igreja pra ver o que vai acontecer.
- Máis tenha coidado pele num bater im mãe qui ela tá lá dento.
Genésio pegou o sapo pelas costas e o bicho inchou que duplicou o tamanho. Arremessou o bicho na direção dos fiéis e o sapo foi acabar de morrer abraçado com Pedro Lourenço. Na confusão sem ninguém saber o que estava acontecendo, Chico de Amadeu fechou o órgão, Romana parou de cantar, as pastorinhas correram para a sacristia e o sr. Amadeu foi atrás de encontrar o Sr. Nelinho para atender o padre Otávio e Dona Raimunda Teixeira. O restante dos fiéis correram no meio da rua sem direção certa.
Assis de Cândida correu pra serra do Gravié mas desorientou-se e foi bater na Ribeira dos Bastiões, foram encontrá-lo um mês depois.
Meu primo Antônio Bezerra de Brito, desgarrou-se da sua mãe e correu para o Chico por dentro do mato.Na carreira ele passou por fiúza que perguntou:
- O que foi que aconteceu, Brito. Que tu tá amarelo e com a roupa toda rasgada. Tu viu o cão?
- Eu ouvi Genésio Faísca dizendo que a alma do padre Benedito tina aparecido dento da igreja de São Raimundo. Aí eu vi o povo correndo e corri também, Mas mãe ficou lá.


Mundim do Vale
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário